BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A HISTÓRIA DE HELP

Era uma vez um golfinho roaz-corvineiro, chamado Help, que andava a vaguear pelo Oceano Atlântico.

De repente, descobriu que conseguia falar com a sua consciência. Começou então a pensar nos problemas relacionados com a sua «casa» - o mar. Assim, foi-se lembrando da poluição e da pesca ilegal e acidental.Tanto pensou que se interrogou:

«Será que posso alertar o Homem para estes problemas tão graves para mim e para os que vivem comigo neste mar imenso?

- Sim, podes!

- Mas quem falou?

- Fui eu! A tua Consciência!

-Como achas que poderíamos resolver estes problemas? - disse o Help à sua Consciência.

-Estes problemas só o Homem os poderá resolver.Por exemplo, Help, a pesca acidental acontece porque o homem não tem cuidado com a colocação das redes. Por causa disto, no outro lado do planeta, num país chamado China, foram mortos 1 milhão de golfinhos nas últimas duas décadas, o que originou a quase extinção do golfinho chinês. É necessário que todos nós tenhamos muito cuidado para que as espécies de animais marinhos ou outros não sejam levados à extinção. Diz-me, Help, o que fazem os governos dos humanos para resolverem estas questões tão importantes para o equilíbrio do planeta?

- Os governantes do nosso planeta não sabem que só podemos ser felizes com um ambiente saudável e tranqüilo neste planeta em que vivemos - a Terra. É preciso que haja maior reforço do policiamento marítimo e que os pescadores tenham mais cuidado com a disposição das redes, podendo-se evitar assim muitas mortes de golfinhos por pesca acidental. A grande maioria dos golfinhos apanhados nas redes morrem afogados porque ficam encurralados nas armadilhas para o peixe. Querida Consciência, diz-me, se souberes, por que razão continuam a ser pescados golfinhos, um pouco por todo o mundo, apesar de o golfinho ser uma espécie protegida?

- É que nós, os golfinhos, somos considerados culpados pela escassez de peixe em várias regiões do mundo e matam-nos para supostamente «proteger» o resto do stock. Porém, Help, o que me intriga é a poluição dos mares, rios e oceanos. Por que é que o Homem estraga os mares e os rios quando estes são fundamentais para a Vida?

- É que todos os dias o Homem despeja para os rios, mares e oceanos grandes quantidades de substâncias tóxicas, lixo e desperdícios industriais e urbanos e outro tipo de poluentes que degradam substancialmente a qualidade da água. E o maior problema é que estes produtos tóxicos são absorvidos pelos peixes e outros animais marinhos, passando em seguida para o Homem através da cadeia alimentar. Estes produtos nocivos ficam acumulados nos animais predadores, alojados no topo (parte dorsal do animal), o que acontece com os mamíferos marinhos, como é o nosso caso. - Quais são então os animais mais afetados pela poluição marinha? - interrompe a Consciência.

- Os peixes, os recifes de Coral (que ficam brancos e com o passar do tempo morrem), os golfinhos (com doenças na pele) e outros animais marinhos. O Homem e os animais terrestres, que se alimentam de espécies marinhas, também são afetados (indiretamente) pela poluição. Contudo, se os humanos mandassem para as estações de tratamento de águas residuais (ETAR's) as substâncias tóxicas, se os navios despejassem o lixo produzido a bordo e a nafta nos locais apropriados (portos, por exemplo) a poluição das águas seria muito menor.Ajudava muito também que todas as pessoas comprassem apenas produtos biodegradáveis e que abandonassem os produtos com fosfatos e nitratos. Desta forma, este problema seria resolvido e todos viveríamos em harmonia. Mais alguma questão, Consciência querida?

- Sim, só mais uma! Num país chamado Portugal, nós, os golfinhos somos protegidos? - Sim, são. Desde 1981, é expressamente proibida a captura e comercialização de golfinhos, mas na ilha de São Miguel (Açores) continuam a trazer carcaças de golfinho mutiladas escondidas no chamado «saco preto». Infelizmente, os pescadores agem como se nada fosse com eles, cegos na força do hábito de fazerem aquilo que já os seus antepassados faziam. A tradição, ainda hoje, supera a lei. - Sabes, Help, devemos alertar todas as pessoas para o seguinte:

«PRESERVAR E PROTEGER HOJE É CRIAR CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA NO AMANHÃ...»


- Os golfinhos do mundo agradecem!!! - disseram, em uníssono, o golfinho Help e a sua querida Consciência.

(Procura-se a Autoria).


0 comentários: